quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Como um maestro, o líder da equipe concilia o trabalho pedagógico com o administrativo





Mais do que um administrador que cuida de orçamentos, calendários, vagas e materiais, quem dirige a escola precisa ser um educador. E isso significa estar ligado ao cotidiano da sala de aula, conhecer alunos, professores e pais. Só assim ele se torna um líder, e não apenas alguém com autoridade burocrática. Para Antônio Carlos Gomes da Costa, pedagogo e consultor, há três perfis básicos nessa função: 

O administrador escolar 

O bom diretor indica caminhos, é sensível às necessidades da comunidade, desenvolve talentos, facilita o trabalho da equipe e, é claro, resolve problemas.
- mantém a escola dentro das normas do sistema educacional, segue portarias e instruções, é exigente no cumprimento de prazos;

O pedagógico - valoriza a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica e cria oportunidades de capacitação docente;

O sociocomunitário - preocupa-se com a gestão democrática e com a participação da comunidade, está sempre rodeado de pais, alunos e lideranças do bairro, abre a escola nos finais de semana e permite trânsito livre em sua sala.

Como é muito difícil ter todas essas características, o importante é saber equilibrá-las, com colaboradores que tenham talentos complementares. Delegar e liderar devem ser as palavras de ordem. E mais: o bom diretor indica caminhos, é sensível às necessidades da comunidade, desenvolve talentos, facilita o trabalho da equipe e, é claro, resolve problemas.

5 comentários:

  1. As contradições entre um bom gestor e uma realidade devem ser consideradas com seriedade pela instituição e pelos educadores, cujas dificuldades no trabalho e na sua própria qualificação e atualização, podem ser obstáculos para o deszenpenho do trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Ser um diretor parece não ser tarefa fácil, claro que como todo bom profissional, um diretor tem que tomar parte de tudo que aconte em uma escola e precisa realmente conhecer a todos e mais importante se preocupar com os profissionais envolvidos.Saber lidar com os problemas familiares de alunos que é imprecindivel, saber lidar com cada uma dessas questões e em especial ter habilidade para se trabalhar com tantas pessoas diferentes e com necessidades diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que é necessário que o Diretor da escola procure ouvir seus colegas, ficando ciente das necessidades e a forma com que cada um desempenha seu trabalho. creio que esse seja o primeiro passo para um bom trabalho, pois a partir daí, que será construido o espírito de equipe, o qual todos trabalham visando alcançar um só objetivo.

    ResponderExcluir
  4. Creio que a priori, o diálogo com todos os participantes da comunidade escolar deve estar sempre presente...Um gestor dever ser uma pessoa, que antes de mais nada se mostre propenso a compartilhar suas experiências, ouvir sua equipe e se interar dos problemas da comunidade em que está inserido, para que juntamente com todos esse atores, encontrar um caminho que possa satisfazer a todos inclusive a sí proprio...

    ResponderExcluir
  5. Minha contribuição final aqui é desejar que pensem como é importante o diretor ser um educador, e ao mesmo tempo perguntar o que um diretor educador tem como missão e prática na escola. Inté

    ResponderExcluir